CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger a partir da década de 70, a Constelação Familiar é um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos, geração após geração, mesmo que de uma maneira inconsciente. Isso acontece porque existe em nós uma “consciência de clã” que é guiada por três princípios ou leis básicas:

1- Lei da Ordem ou Hierarquia – existe uma hierarquia dentro do sistema que precisa ser respeitada, os que vieram antes são maiores do que os que vieram depois.

2- Lei do pertencimento – todos tem a necessidade e o direito de pertencer ao grupo ou clã.

3- Lei da compensação ou equilíbrio entre o dar e o receber – todos tem que dar e receber amor na mesma proporção dentro do sistema.

Essas “leis” atuam em nossos relacionamentos familiares, amorosos, sociais e também nos sistemas corporativos ou empresariais. A conexão harmoniosa e o equilíbrio com essas ordens fazem com que tenhamos paz e sucesso em todas as áreas, podendo fluir com a vida e com o destino.

A Constelação sistêmica consiste em resolver as dinâmicas familiares que devem ser regidas pelas leis do amor. Nós nascemos já fazendo parte de um grupo familiar, a família biológica é parte da nossa vida, não importa a distância e o contato. Absolutamente nenhum organismo vivo é isolado. Ele, de alguma forma, interage com o mundo exterior e faz parte de um sistema. Assim, a concepção da vida já nos coloca dentro desse sistema, onde seres estão interligados e conectados por um campo energético, um campo de memória desse sistema. Assim, entre todas as partes existe trocas de energia, mesmo entre os falecidos e aqueles que foram afastados da família. Por essa razão, existe total relação entre estar bem dentro do sistema familiar e estar em conexão com o mundo exterior.

Somos tão conectados com a família que nossas células aprendem o que aconteceu em gerações passadas. Eventos felizes ou tristes que acontecem no passado da família ficam registrados a ponto de os novos membros, de alguma forma, possuírem essa “memória genética”. Assim, nossos antepassados podem estar influenciando a nossa vida de uma maneira que nem imaginamos ser possível. Padrões, crenças, ideologias, sentimentos, comportamentos, dificuldades e doenças, tudo isso pode ter explicação no seu histórico familiar. No entanto, o melhor é que a solução para os problemas pode estar no mesmo lugar.

Quando esses problemas são solucionados, o amor flui livremente na família do jeito que deve ser. Assim, quando o amor flui entre os membros, o sujeito está preparado para conectar-se com o mundo exterior. Ele terá mais autonomia e saberá se relacionar com os outros, assim como é dentro de sua família. Dessa forma, resolver dinâmicas familiares conturbadas geram benefícios em cadeia. Essa decisão reflete no trabalho, na saúde, nas finanças e na sensação de realização pessoal também.

Constelação Empresarial – uma empresa também é um sistema, então as mesmas “leis” precisam ser respeitadas. Os três princípios básicos da Constelação Empresarial são a hierarquia, o pertencimento e a compensação, que também pode ser definido como igualdade e equilíbrio. Esses pilares são fundamentais no entendimento dos problemas de cada empresa e precisam funcionar em harmonia para que o equilíbrio seja mantido.

A Constelação Empresarial visa auxiliar empresários, CEOs ou gerentes que precisem compreender e melhorar as relações humanas de sua equipe e da instituição como um todo. Através dela é possível verificar os pontos fracos dessas relações e como eles estão interferindo no resultado final da empresa. Ela traz uma clareza do que está acontecendo no nível inconsciente do sistema e do que é preciso ser alterado ou melhorado para que tudo flua de maneira tranquila, natural e em sintonia com a vida.

“Somente quando estamos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com a nossa origem e tomamos nosso lugar, temos a força.”
Bert Hellinger

“Quando alguém decide curar-se, ele se transforma em uma obra de amor e compaixão, já que não se torna saudável somente a si próprio, mas também a toda a sua linhagem.”
Bert Hellinger

“Aquilo que é essencial não pode ser observado. As coisas essenciais encontram-se atrás das coisas que conseguimos observar.” ⁠
Bert Hellinger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima