A Reprogramação Biológica® é uma ferramenta de autoconhecimento que busca uma visão integral do ser humano, dando atenção a todos os aspectos da sua vida.
Segundo o conceito do criador do método, Maurício Valente: “A Reprogramação Biológica® é uma abordagem filosófica-terapêutica, teórica-investigativa, sobre a saúde e evolução humana. Fundamenta-se nos estudos da Nova Medicina Germânica, nas Constelações Familiares, Cinesiologia Aplicada e na PNL (Programação Neurolinguística), respaldada pelas pesquisas científicas e paradigmas quânticos aplicados à saúde e às dinâmicas que regem nossas vidas.”
Quando passamos por algum conflito que gera algum impacto em nossa psique, nosso corpo busca uma forma de proteção e aciona um programa de sobrevivência, gerando sintomas que podem ser físicos ou psicoemocionais. É uma forma que o nosso corpo encontra para nos defender do trauma vivido, usando como recurso reações físicas e psíquicas, como febre, rinites, dores, distúrbios digestórios, depressão, pânico, câncer, etc. O programa biológico que o corpo escolhe para se defender e garantir a sobrevivência é conhecido como “doença”.
O método é baseado principalmente na Nova Medicina Germânica (criada pelo Dr. Hamer) que é embasada na embriologia, filogênese, etologia animal e na física quântica. Ele utiliza uma abordagem investigativa através de uma profunda anamnese para compreender o mapa de mundo do indivíduo, e também toques físicos que vão corroborar e ajudar o terapeuta chegar a uma conclusão mais precisa. O corpo humano possui uma capacidade de autocura, mas nem sempre ele consegue realizar o processo completo, pois os nossos conflitos e a nossa forma de perceber o mundo, barram o seu funcionamento e criam os sintomas ou doenças.
O objetivo desta técnica é identificar e compreender o que gerou e o por quê do corpo estar escolhendo o caminho determinado pelo seu sintoma. Quando entendemos o que realmente está acontecendo e a causa inicial dos sintomas, é possível “reprogramar” o corpo dentro de uma nova perspectiva, estimulando um processo de autocura e fazendo com que ele volte ao seu funcionamento normal.