Geobiologia é um termo que surgiu em meados do século XX para descrever uma ciência que já é praticada há milhares de anos pelas mais diversas culturas. Não e de hoje que o homem observa as influências magnéticas da terra sobre a vida do ser humano e utiliza esse conhecimento para ter uma vida mais saudável.
Podemos observar que desde a antiguidade o homem tem conhecimento das energias que nos chegam do Cosmos e que emanam da terra. E sabe que elas influenciam de forma positiva ou negativa os seres vivos. Vemos isso nos menires, dolmens, nas pirâmides, nas catedrais góticas, nas construções de algumas cidades e muito mais.
Através da arqueologia ou mesmo pela história escrita, sabemos como nossos antepassados davam uma imensa importância para a localização de santuários e templos, para o assentamento das cidades, os lugares de pregação ou culto, as rotas de peregrinação, etc.
Os chineses foram mestres nesses conhecimentos e não faziam uma construção, nem um abrigo para animais sem que o terreno fosse estudado por um geomante. Eles localizavam as “veias do dragão”, que são as correntes telúricas, para evitá-las nas construções. Eles aplicaram esse conhecimento não só às forças emanadas da terra, mas também ao corpo humano, através da acupuntura. Esse antigo saber chinês dos fluxos de energia é conhecido hoje como Feng Shui.
A palavra geobiologia significa: geo, terra – as energias procedentes da terra – e bios, vida – os seres vivos que a habitam. Estuda, portanto, a terra e a sua relação com os seres vivos, ou seja, de que forma as ondas telúricas (energias provenientes do solo) afetam as construções e os seres vivos que permanecem sobre elas.
Através deste conhecimento podemos detectar e corrigir geopatias como veios d’água, rocha fraturada, linhas geomagnéticas, ondas de forma, contaminação eletromagnética, contaminação do solo, memória impregnada entre outras coisas.
Podemos também medir a intensidade vibratória de um local que deve estar dentro de um nível aceitável para que o local seja salubre e sustente a vida humana.
Quando existem essas condições de geopatias sob uma casa ou um local comercial, elas afetam os seres vivos, diminuindo sua resistência física e gerando patologias, podendo levar até ao câncer. Cansaço físico, dores pelo corpo, insônia, depressão, acordar cansado, entre outras coisas, podem ser sintomas causados por geopatias.
Quando elas estão presentes o nível de energia do local fica abaixo do padrão aceitável tornando-se insalubre e afetando também o Feng Shui do local, gerando outros problemas de ordem financeira, emocional e psicológica.
Em pleno século XXI, vivemos as conquistas da modernidade e do avanço tecnológico, que nos trazem conforto e benefícios. Por outro lado, nunca estivemos tão doentes.
Da maneira como vivemos, na correria do dia-a-dia, as chamadas “doenças modernas”, como o stress e a depressão assolam a população que consome cada vez mais medicamentos.
Uma edificação é tratada pela Geobiologia e pelo Feng Shui como um ser vivo, e como tal deve receber a devida atenção e cuidado. Esse é um assunto sério que merece toda a nossa consideração. Quando uma casa é saudável, impera a harmonia, a paz e a prosperidade. Nos sentimos bem neste local e ele se torna o nosso refúgio, nos dando suporte para a vida corrida que levamos no dia-a-dia.