ASTROLOGIA CHINESA – MAPA DOS QUATRO PILARES DO DESTINO

A Astrologia Chinesa é um pouco diferente da astrologia ocidental, pois não se baseia em planetas, mas em ciclos que se repetem em nossa vida, os quais, com os devidos conhecimentos, podemos aproveitar. O zodíaco chinês é composto por 12 animais que vão interagindo com as forças dos cinco elementos.

Nós tendemos a acreditar que a sorte é fortuita. O dicionário define sorte como: “A aparente chance de acontecer eventos que afetem uma pessoa”. E chance é definida entre outros aspectos como: “Acontecimento de eventos sem causa aparente”. Ou seja, um evento impossível de predizer. Muitos acreditam que sorte envolve estar no lugar certo no momento certo. A Filosofia Oriental não discordaria disso, porém, nos apresenta modos de predizer esse “tempo certo”.

As pessoas no Ocidente acreditam que não há nenhum modo para saber quando sua sorte vai mudar, excluindo a intuição ou um presságio. Acreditam ainda que para melhorar a sorte seja preciso portar um talismã. A sorte para o chinês não é tão passiva quanto para nós ocidentais, ela é cíclica e previsível, já que se baseia em ciclos cósmicos aos quais cada pessoa está sujeita, desde o momento de seu nascimento. Se nós podemos prever essas “fases de influência“ em nossa vida, também podemos usar isto a nosso favor, manipulando a energia da melhor forma, tirando proveito das boas oportunidades e se prevenindo das más influências.

Os ciclos energéticos são ininterruptos. Partindo do pressuposto que no momento do nascimento, na primeira respiração, nos impregnamos de uma determinada energia, e que essa energia vai formar nossa estrutura energética, a análise de um mapa nos permite: analisar as constituições, falhas e excessos energéticos, o que nos propicia saber as debilidades orgânicas, os órgãos de choque, os desequilíbrios de temperamento, etc. Podemos ainda, já que cada momento tem sua composição energética definida e conhecida previamente, analisar a interação entre a composição energética de uma determinada pessoa com o momento atual, ou qualquer ponto do futuro ou do passado, e assim, localizar quando um problema tende a acontecer, seja de saúde, relacionamentos, financeiro, etc. Se for de saúde, que partes do corpo envolvem e o que fazer para resolver isso. Claro, se podemos prever os problemas podemos também prever os momentos favoráveis.

Conhecer nossa estrutura energética é como poder ler um guia, um mapa a seguir.

Imagine que nosso nascimento indicasse uma estrada, a estrada na qual dirigimos o carro de nossa vida. Um mapa de estrada (na forma de um mapa de nascimento) nos ajuda a dirigir suavemente nosso destino. Nós podemos decidir onde queremos ir (dentro dos limites da estrada que estamos seguindo), e escolher os melhores caminhos para chegar lá. O mapa não altera a estrada, nem modifica o carro, mas pode indicar os melhores caminhos a percorrer.

O seu nascimento marca um determinado momento preciso, um instante na ciclologia fundamental. Para o ser humano esse instante é a primeira respiração, é o momento que se efetua uma harmonia entre um ser potencial e o universo. Na visão chinesa o tempo não é contado da mesma forma que na visão ocidental. Cada dia tem uma determinada quantidade e qualidade diferente na composição dos cinco elementos. A cada ano temos o predomínio de um dos cinco elementos e de um animal, por isso os anos são nomeados em séries de 60, nos indicando sua composição energética.

No mapa dos quatro pilares do destino, cada pilar traz um animal e um elemento que representa um aspecto da sua vida. O pilar do ano mostra a sua maneira de se relacionar com o mundo; o pilar do mês representa a família e o trabalho; o pilar do dia é o seu Eu; e o pilar da hora é o seu lado oculto.

O mapa mostra estruturas de relacionamento, como é a sua relação com trabalho, poder, dinheiro, sustentação, apoio das pessoas, o que cada elemento traz a você e o que está em excesso ou em falta. Traz ainda os pilares da sorte, que são períodos de dez em dez anos onde entra a força de outro animal e elemento em sua vida, influenciando aspectos específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima